![método de produtividade](https://letrasdiferentes.com.br/wp-content/uploads/2020/01/Eu-preciso-de-um-método-de-produtividade.jpg)
Eu preciso de um método de produtividade?
método de produtividade
O conceito de “método de produtividade” está recebendo muita publicidade em todos os lugares que você olha. Gostamos de um bom método de produtividade, assim como (ao que parece) o resto do mundo. Mas você está vendendo a descoberto se desistir desses hacks e seguir o seu caminho?
No mundo acelerado de hoje, impulsionado pela tecnologia, é fácil ver por que o conceito de redução da produtividade parece tão bom. Estamos mais conectados do que nunca e planejamos trabalhar mais em menos tempo com a tecnologia moderna. Qualquer coisa que o ajude a gerenciar as tarefas necessárias com mais facilidade e eficácia parece ser uma coisa boa.
Na maioria das vezes, apoiamos métodos populares de produtividade. Mais importante, porém, apoiamos qualquer coisa que o ajude a trabalhar melhor, seja um sistema organizado ou um processo caótico. Considere o caso de não assinar o hype da produtividade.
Quais são os métodos de produtividade
O apelo dos métodos de produtividade é fácil de ver. Esses sistemas prometem ajudá-lo a manter o foco e fazer mais em menos tempo. Esta é uma vantagem óbvia, quaisquer que sejam seus objetivos.
Um bom método de produtividade ajuda você a tirar proveito do estado de fluxo relaxado, mas focado, e a eliminar as distrações de coisas como seu telefone celular ou tarefas. Ao fornecer parâmetros para a maneira como você trabalha, os métodos de produtividade transformam tarefas comuns em uma espécie de jogo estruturado. Você enfrentará tarefas difíceis, mas esperará pequenas recompensas integradas, criando uma espécie de sistema de trabalho pavloviano.
No entanto, a maioria dos métodos de produtividade não precisa realmente de estruturas rígidas para operar. Por exemplo, a técnica Pomodoro requer trabalho em blocos de 25 minutos com intervalos de 5 minutos. Você não precisa necessariamente cumprir esses prazos específicos para fazer as coisas. Mas o conceito geral de blocos designados de “tempo de trabalho” e “tempo de pausa” está no cerne do método.
Quem precisa de um método de produtividade?
Se você precisa de um método de produtividade, provavelmente o conhece (mesmo que ainda não o tenha admitido).
Embora esses métodos possam ajudar a maioria das pessoas a fazer mais, eles realmente não têm como alvo pessoas que podem se sentar e se concentrar com facilidade. Em vez disso, eles oferecem uma estrutura de boas-vindas para as pessoas que trabalham melhor com uma estrutura externa, mas que nem sempre a têm.
Por exemplo, se você está acostumado a estudar em sala de aula, pode se sentir desorientado quando precisar fazer cursos por conta própria para um curso on-line. Um método de produtividade fornece artificialmente parte da estrutura a que você está acostumado, facilitando a tarefa.
Portanto, embora os hacks de produtividade ajudem algumas pessoas em determinadas situações, eles não são necessários para todos. Se você tiver problemas para se concentrar nas tarefas em mãos, poderá ficar sem elas.
O mito da produtividade: mais nem sempre é melhor
O apelo dos métodos de produtividade é universal: somos atraídos por novas maneiras de fazer as coisas e tendemos a complicar demais problemas simples. Mas essa ligação pode nos levar a confiar demais nos hacks de produtividade, enquanto negligenciamos nosso equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Quando você encontra um método que funciona, pode ser tentado a empilhar outros métodos para torná-lo ainda melhor. Ou, se nada parece funcionar, você pode fazer o download do aplicativo após o aplicativo de produtividade para encontrar a solução perfeita.
E quando um método de produtividade funciona bem, você pode se beneficiar disso, para se tornar o mais produtivo possível.
No entanto, nenhum desses cenários é ideal. Primeiro de tudo, quando você tenta invadir todos os momentos do seu dia de trabalho empilhando métodos, na verdade você está criando uma nova distração. Acumular novos hacks vai desgastá-lo e fazer você esquecer o que realmente precisa fazer.
Da mesma forma, se você continuar tentando método após método, mas nada funcionar, provavelmente está perdendo a causa raiz do problema. Talvez a razão pela qual você tenha dificuldade para se concentrar seja que você não está feliz com seu trabalho ou está trabalhando em um lugar que o distrai. Os hacks de produtividade não podem resolver esses problemas subjacentes.
Finalmente, tentar se tornar uma máquina de produtividade humana simplesmente não é saudável. Mesmo quando um método funciona para você, não o trate até que você esteja exausto. A ideia de que o aumento da produtividade é sempre melhor é para robôs.
Em resumo, não caia na armadilha de usar métodos de produtividade para se esforçar. Todo dia não precisa ser incrivelmente produtivo. Em vez disso, encontre um ritmo de trabalho realista que você possa acompanhar a longo prazo.
Como escolher o melhor método de produtividade para você
Então, como você pode decidir quando (e se) precisa de um método de produtividade? A melhor resposta é frequentemente tentativa e erro.
Não espere que um método de produtividade o transforme magicamente em um trabalhador perfeito. Você sempre estará encarregado de sua concentração e compromisso. Mas não escreva esses hacks como uma perda de tempo também.
Métodos de produtividade são apenas ferramentas. E, como todas as ferramentas, elas não podem fazer o trabalho por você, mas, se você as usar com sabedoria, elas poderão facilitar o seu trabalho. Então tente alguns, pegue o que funciona para você e deixe o resto para trás.