O Filmic DoubleTake permite gravar a partir de duas…
O Filmic DoubleTake permite gravar a partir de duas câmeras do iPhone ao mesmo tempo
A Filmic está lançando hoje um novo aplicativo para iPhones que permite capturar vídeos de duas câmeras ao mesmo tempo. O aplicativo, chamado DoubleTake, foi apresentado pela primeira vez quando o iPhone 11 da Apple foi anunciado em setembro.
Permite gravar dois arquivos de vídeo separadamente, a partir de qualquer câmera do iPhone, para poder cortar entre eles ou capturar os fluxos de vídeo exibidos lado a lado, em tela dividida ou em sobreposição de imagem. Funciona bem – a questão é se os cineastas acharão útil, já que possuem o conceituado aplicativo de câmera profissional da Filmic.
O novo aplicativo é simples e fácil de usar. Você começa escolhendo as duas câmeras nas quais deseja gravar: a ultra larga, larga, telefoto ou selfie. Nesta mesma página, você pode escolher taxas de quadros – 24 qps, 25 qps ou 30 qps – que são gravadas em 1080p (não há opção para 4K). Você escolhe como deseja que a câmera seja exibida e começa a gravar.
A visualização mais simples e prática é o modo de tela dividida. Isso cria uma tela dividida com uma câmera à esquerda e uma à direita do quadro. Durante o teste, coloquei o telefone entre mim e meu colega Alix Diaconis em um estúdio de podcast. A idéia básica é que duas pessoas possam conversar com a câmera literalmente no centro da ação. Os vídeos gravados nesse modo serão exportados para a biblioteca interna do DoubleTake como um único arquivo.
O PiP, ou Imagem no modo Imagem, preenche a tela com a câmera de sua escolha, criando uma pequena janela móvel para a segunda câmera que você pode arrastar e até arrastar para dentro e para fora da tela. A janela é super responsiva, sem atraso perceptível, e o que você vê na tela é exatamente o que será exportado como um único arquivo de vídeo para a biblioteca de aplicativos. Parece que você está assistindo uma ligação do FaceTime de alta qualidade, e eu poderia imaginar alguém filmando uma casa mal assombrada ou um parque de diversões na janela grande com sua resposta no quadro menor.
O último modo – e como cineasta, meu favorito – é o modo Discreto. Embora a visualização das duas câmeras seja a mesma do modo PiP, o DoubleTake exporta dois arquivos 16: 9 separados. Costumo tirar fotos com uma resolução mais alta do que a que exportarei, para que eu possa ter uma imagem ampla e estreita da mesma imagem, ao mesmo tempo em que sou capaz de tirar uma foto grande. Com o modo discreto, pude filmar em Wide e Ultra-Wide, ambos em 1080p, ao mesmo tempo. As exportações do H.264 .mov são realmente limpas e levam muito pouco tempo para serem transferidas para o filme. Combine a exportação líquida com a excelente calibração de lentes do iPhone 11 Pro e você obtém uma penetração perfeita em apenas um telefone.
Assim como no Filmic Pro, há um histograma na parte inferior da imagem, bem como controles de foco e exposição. Ao contrário do Filmic Pro, o Filmic me diz que esse aplicativo sempre será gratuito e que atualmente não há plano de compra no aplicativo.
Este aplicativo é extremamente rápido e refinado, mas, por fim, cai na categoria de gadgets para mim. Eu o uso durante um fim de semana e, mesmo que no começo eu me divertisse muito brincando, finalmente não encontrei utilidade nas minhas filmagens diárias. Parece realmente avançado poder usar mais de uma câmera por vez, mas como usuário, você realmente precisa saber por que deseja usar mais de uma câmera.
O DoubleTake está disponível hoje para dispositivos iOS 13 na Apple App Store. Embora qualquer dispositivo no iOS 13 possa baixá-lo, sua função principal – gravar com duas câmeras – é suportada apenas nas duas últimas gerações de iPhones, que incluem iPhone XR, XS, XS Max, 11, 11 Pro e 11 Pro Max. O Filmic diz que os recursos do DoubleTake serão lançados no aplicativo Filmic Pro no final da primavera.
Via: https://www.theverge.com/2020/1/28/21083583/filmic-doubletake-ios-app-released-download