SpaceX lança satélite de telecomunicações de serviço duplo e…
A SpaceX enviou um satélite de comunicação de dupla carga útil hoje em dia, recuperou o primeiro propulsor do foguete Falcon 9 no mar e perdeu por pouco a captura dos componentes do cone do nariz do foguete enquanto cair.
A decolagem da estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, chegou às 19h10 ET (16h10 PT) no final de uma contagem regressiva suave. Pouco mais de meia hora após o seu lançamento, o satélite JCSAT-18 / Kacific1 foi implantado com sucesso na órbita de transferência geoestacionária. Para reduzir custos para suas operadoras, o satélite carrega duas cargas úteis – JCSAT-18 para o japonês SKY Perfect JSAT, fornecendo serviços de dados de televisão e banda larga na Ásia; e Kacific Broadband Satellites Group Kacific1, projetado para fornecer serviços de banda larga em mercados carentes e assistência a desastres na região Ásia-Pacífico.
Enquanto o satélite construído pela Boeing entrou em órbita no segundo estágio do Falcon 9, o primeiro foi para um pouso no drone SpaceX, estacionado centenas de quilômetros no Atlântico. Esses desembarques marítimos tornaram-se rotineiros, e a capacidade da SpaceX de recuperar e reutilizar estágios de foguetes contribui para reduzir o custo de acesso ao espaço.
A SpaceX também desenvolveu procedimentos para recuperar os componentes do cone do nariz do Falcon 9, ou carenagem, o que poderia economizar milhões de dólares em custos. Desta vez, dois navios conhecidos como Sra. Tree e Sra. Chief viajaram com redes gigantes para tentar pegar as duas metades da carenagem. “A sra. Tree e a sra. Chief perderam a captura das metades da carenagem – a equipe está trabalhando para recuperá-las para uso potencial em um voo futuro”, informou a SpaceX em um tweet.